NOVO ENDEREÇO WEB:

Nosso site mudou de endereço. Clique AQUI para visitar-nos! /

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Marte e Mercurio em Peixes


Neste momento há una ênfase de planetas em Peixes no céu. Peixes, elemento água, fala de dissolver, refletir, lavar. Podemos entender, então, que quando os planetas passam por esse signo, de alguma maneira, perdem sua forma rígida e se manifestam através da fluidez da água.  Psicologicamente, o elemento água se corresponde com a inspiração, a intuição, qualidades que se expressam melhor através da arte ou da espiritualidade. A questão com Peixes é que por ser um signo que deseja superar os impedimentos materiais, pode haver tendência ao “escapismo” com relação às suas responsabilidades, incluindo abuso de bebida ou drogas. O mundo para um pisciano típico, ou para um sujeito muito netuniano, parecerá um lugar sem graça, sem cor, sem magia tal como nos é dado. Dessa forma, o indivíduo tratará ele mesmo de “colorir” a vida. Isso é ruim? De jeito nenhum! O problema está nos extremos. Quanto estamos dispostos a pagar para que o mundo tenha algo de magia? Podemos aceitar viver com apenas um pouco dela? Como fazemos para nos sentirmos mais cômodos com a realidade como ela é? 
Peixes, como todos os signos de elemento água, é muito sensível, perceptivo, intuitivo. Com Peixes temos desde a percepção da essência do outro até um mero refletir daquilo ou daquele com quem interagimos, de tal forma que podemos, em algum ponto, nos perdemos da nossa própria essência, nos confundirmos. Não sabemos o que é nosso, o que é dos outros. Não diferenciamos o que é próprio do que é puro reflexo do que está fora.
Na área do mapa onde temos Peixes será comum nos sentirmos fora de sintonia com as normas da vida cotidiana. Nem sempre estamos parados da maneira como nos exigem as rotinas mundanas.  Muitos planetas em Peixes indicam que nos guiamos por nossa voz interior. Por isso mesmo, temos que tomar cuidado para não emitir juízos equivocados sobre situações externas levados por uma cegueira pessoal que não nos deixa ver as coisas como elas são. Com Peixes, temos sempre que dar espaço a uma segunda e a uma terceira opinião. Temos que dar lugar a possibilidade de que estejamos enganados.
Do dia 22-2 ao dia 9-3 Mercúrio estará em Peixes. Neste signo, Mercúrio está em queda, o que significa que ele está num signo cujas características não são afins com as qualidades do planeta. Mercúrio é o intelecto, a razão, o pensar. Peixes é o sentimento, o inconsciente, aquilo que não tem limites nem fronteiras. Com Mercúrio em Peixes, o intelecto obtém conhecimentos não tanto por se aplicar profundamente ao estudo, senão por uma percepção intuitiva. À diferença de Mercúrio em Virgem, que capta uma situação completa a partir dos seus detalhe, Mercúrio em Peixes capta a totalidade de uma situação sem estabelecer uma analise detalhada da mesma, passo a passo. 
Mercúrio é a leitura, a fala, a capacidade de raciocinar. Mercúrio em Peixes possui uma compreensão não adquirida em livros, e pensa de forma não linear, o que muitas vezes nos exige malabarismos para acompanhar seu pensamento. Pode ser extremamente inteligente e chegar a conclusões brilhantes, sem necessariamente saber explicar como chegou do ponto “a” ao ponto “b”. O indivíduo com Mercúrio em Peixes chega a conclusões sobre uma base intuitiva, que flui desde o inconsciente e não através do raciocínio lógico. Como Peixes é um signo mutável e emocional, o pensamento pode ser vacilante e a comunicação pouco clara, indefinida. Como Peixes esfumaça a forma daquilo que toca, Mercúrio em Peixes pode nos dar uma percepção distorcida da realidade. Quanto do que vejo é uma percepção intuitiva que deve ser seguida, quanto é fantasia e deve ser descartado?
Com Mercúrio em Peixes, é provável que não demos muita atenção a detalhes práticos. Por isso, nos próximos dias temos que tomar muito cuidado com o que dizemos, com o que escrevemos, com o que assinamos. Cuidado com aqueles a quem confiamos nossos segredos. Por outro lado, é um excelente período para avançar, por exemplo, em uma investigação psicológica, porque Peixes atravessa as fronteiras do impossível, do inacessível. Nada está fora do alcance de Peixes. 
Mercúrio em Peixes será muito útil também para a criação artística. Mas no que se refere ao material e concreto, estejamos atentos: corremos o risco de nos perdermos, seja por desconfiar excessivamente, seja por acreditar piamente. Uma boa ideia é sempre ter ao lado alguém bem saturnino a quem consultar. Como no filme “Uma Mente Brilhante”, em que o personagem de Russel Crowe, esquizofrênico, sempre perguntava a outra pessoa quando alguém novo vinha falar com ele. “Você está vendo a mesma coisa que eu to vendo?”
Em paralelo, de 24-2 a 3-4, Marte transita por Peixes. A ação e a energia se dilatam ou se tornam difusas e podem dar como resultado a confusão, um mal direcionamento e inconsistência. Marte em Peixes é inspirado a agir por fontes que nem sempre são claras para quem olha de fora, assim como tem motivações bem particulares. Por isso, temos que tomar cuidado para que, em nome de uma ação inspirada, não estejamos apontando na direção oposta ao lugar onde queremos chegar. Com Marte em Peixes se aplica a máxima “mirou no que viu, acertou no que não viu”. Há um “que” de sorte e proteção em nossas empreitadas, mas há também algo de confusão e falta de direção. Atenção!
Como em toda combinação de fogo (Marte/Aries) com agua (Peixes), as emoções surgem fervendo e, neste caso, com mais nuvens de vapor do que em outros, pela posição em Peixes, cujo regente é Netuno, que esta conectado com o que é volátil. Em analogia a Casa XII, Marte em Peixes demorará mais a agir, a responder. Por isso, podemos demorar a perceber mágoas e ressentimentos, e com quem estamos magoados. Seguindo a analogia com a Casa XII, fortes emoções aparecem da mente inconsciente que, quando são reprimidas, podem conduzir a auto-agressão e auto-boicote. Pensemos na  Casa XII como a casa dos inimigos ocultos: com Marte em Peixes podemos pensar, em algum nível, que somos nosso pior inimigo. A raiva que sentimos se volta contra nós mesmos, de forma inconsciente. 
Equivocadamente dizemos que Marte em Peixes não é agressivo. No signo de Peixes, Marte não é fã de brigas, mas quando entra em uma, é para termina-la sem dar chance a resposta ou reação, como um tsunami. Ainda a respeito da ação, existe uma disposição natural a lograr seus objetivos por meios indiretos, o que equivale dizer que estes dias de Marte transitando por Peixes é melhor agir de maneira não frontal, sem confrontos. Isso não significa ser desonesto ou pouco sincero (outra possibilidade para Marte em Peixes). A questão é que agora a ação indireta pode ser mais produtiva que a ação direta.
Assim como Mercúrio em Peixes favorece a produção em momentos de reclusão (produção escrita, verbal, criativa, todo tipo de produção), Marte em Peixes pode ser um pedido, também, para que se reduza e reveja o curso de ação que temos tomado até o momento. A Casa XII, por analogia a Peixes, fala de redução de ritmo, de reposição energética, de evitar desgastes. Portanto, pode ser um bom momento para observar mais do que para atuar.
Um bom lugar para dar escape a energia de Marte é, outra vez, nas artes ou nas investigações psicológicas, assim como com Mercúrio. A arte é sempre uma boa opção para Peixes, assim como o trabalho em asilos, hospitais ou com os menos favorecidos. Peixes sempre se sente “em casa” quando está em contato com aqueles que precisam de ajuda.

Nenhum comentário: