NOVO ENDEREÇO WEB:

Nosso site mudou de endereço. Clique AQUI para visitar-nos! /

domingo, 1 de maio de 2011

Lua-Saturno e o vazio que nunca é preenchido

Assim como encontramos pessoas que sofrem no mundo, podemos encontra-las  representadas simbolicamente no zodíaco. Mas há poucos aspectos, na minha opinião, que gerem tanto sofrimento emocional como os aspectos desarmônicos (conjunção inclusive) entre Lua e Saturno.


Os signos regidos por esse luminar e por esse planeta estão em oposição na roda zodiacal. A Lua rege Câncer e a casa IV: fala da vida privada, de família, de lar, de mãe, de nutrição, de vida intima, de vida interior. Saturno rege Capricórnio e a Casa X: fala sobre vida profissional, carreira, vida pública, sobre aquilo que está mais exposto da gente, indica o ponto mais alto que queremos alcançar em nossas vidas, como queremos ser vistos e reconhecidos pelo mundo. A Lua fala de contenção, Saturno fala de estrutura. Saturno é frio e seco. A Lua é acolhedora.


O que geralmente acontece quando estes dois planetas se reúnem em desarmonia em um mapa é um sentimento de vazio emocional. Lua-Saturno geralmente acredita que é emocionalmente autônomo: não precisa de nada nem de ninguém. Pode fazer tudo sozinho. Esta postura, provavelmente, é resultado de uma mãe rígida na infância, que não dava muito espaço para o afeto e para os sentimentos. Então, demonstrar o que sentimos é um sinal de fraqueza: os sentimentos não são para serem sentidos, mas sim para serem administrados de maneira prática. E tudo o que a Lua não deveria ser é pratica. Com Saturno em quadratura, conjunção ou oposição, o nosso senso de nutrição familiar em idade precoce ficou comprometido: não fomos nutridos com o que precisávamos. Pessoas Lua-Saturno geralmente não foram amamentadas quando bebes: a mãe não tinha leite, a mãe não tinha tempo ou o leite da mãe não alimentava o bebe. Existe um "algo" de alimento para a alma que está ausente. Assim, Lua-Saturno pode crescer e se tornar um indivíduo obeso ou com sobrepeso: com medo de que lhe falta a comida, termina devorando tudo o que vê pela frente. No campo das relações afetivas, Lua-Saturno também pode acabar querendo "devorar" o outro, com medo de que o outro lhe falte. E justo seu medo de que o outro lhe falte pode gerar a perda do outro. Podemos encontrar também uma super compensação: um indivíduo que recebeu muito pouco, compensa dando muito, e acaba sufocando o outro.


Se existe algo que Lua-Saturno sente é medo - e culpa! Indivíduos Lua-Saturno geralmente tiveram mães presentes, inclusive poderiam ser mães muito presentes, mas o alimento da alma ainda faltava. Então, essas pessoas podem se proteger emocionalmente, não se deixar tocar, não deixar que cheguem ao seu coração, com medo de se tornarem vulneráveis, enfraquecidos e, em ultima instância, por medo de contar com algo que sabe, que intui que vai perder em algum momento (o outro). Lua-Saturno não aprendeu a ter: aprendeu a não ter, e conta com a falta.


O que acontece é que essa excessiva proteção nos vínculos não costumam protegê-lo do sofrimento, da solidão, da tristeza. Há um vazio que não enche nunca, há algo que nunca chega, que fica pendente. Geralmente, esse algo que se busca nos outros atuais não se refere a pessoa em questão, mas a um outro anterior, muito mais antigo, um outro da primeira infância, que funcionou como pai ou mãe (geralmente mãe) para o indivíduo. Assim, naturalmente, o vazio não é preenchido nunca: o que se está procurando não é o outro atual que tem pra dar ou que tem que dar. É aquele outro primeiro, do passado. E quem convive com pessoas com este aspecto pode ficar com a sensação de que é impossível agradá-la, faze-la feliz, que nada é suficiente, nada as preenche. Realmente é assim, mas isso não é culpa nem do dono do aspecto nem do outro que convive com ele. O nativo não quer se sentir assim nem fazer os outros se sentirem assim. O que foi perdido está em outros do passado, na memória de Lua-Saturno, mas continua se fazendo presente, se representando repetidas vezes, e sendo projetados em outras pessoas.


Falando de passado e de memória, memória é algo que Lua-Saturno tem muita, mas para as coisas ruins. Lua-Saturno em aspecto desarmônico vai lembrar em detalhes de tudo o que você não fez, não lhe deu, de todos os momentos em você faltou. Há uma lente de aumento sobre o mal que lhe fizeram e nenhum destaque para as coisas boas que recebeu. O bom sempre foi menor e é ofuscado pelo que fizeram de errado com o nativo, por aquilo que deixaram de dar a ele.


Lua-Saturno não tem que ser assim o resto da vida. Mas se o aspecto não for trabalhado conscientemente, não será vivido em outro nível. Sem trabalho duro (Saturno), a situação não é resolvida. Lua-Saturno pode aprender a interagir com outras pessoas de forma diferente com o tempo (Saturno), pode se sentir mais seguro nas relações que o acompanham de longa data, pode aprender (Saturno) com o passado (Lua) para construir outra coisa em seu presente e em seu futuro. Não há necessidade de carregar essa história nas costas, seja boa ou ruim, por toda a vida. Mas Saturno sempre envolve querer trabalhar duro, ser dedicado, e enfrentar os próprios medos.


E muitas vezes a única maneira de confrontar nossos medos é nos expormos a eles. Portanto, o caminho mais rápido e curto para superar os medos de se vincular, ser machucado e ser abandonado é se expondo aos vínculos, a ser machucado e a ser abandonado. A verdade é que na vida não há garantias de que essas coisas não acontecerão. O que Lua-Saturno precisa aprender a fazer é dar tempo aos relacionamentos e as pessoas para se revelarem, sem tirar conclusões definitivas quando a primeira coisa não sai como esperado. É preciso deixar de buscar todo o tempo por evidências que lhes dêem razões para se manter emocionalmente fechados, para que continuem se protegendo. Se existe alguma coisa boa sobre Saturno é que ele sabe usar a experiência passada como referência para eventos futuros. Mas Lua-Saturno em desarmonia tem essa capacidade distorcida, o que joga contra o nativo: as únicas experiências do passado que usa como referência são as negativas. Não dá espaço à possibilidade de que o novo seja diferente, melhor. E quando dá lugar, exige tanto que não dá lugar ao menor erro, a nenhuma falha, ao equivoco, nem dá tempo para que o outro se acomode na relação, para que a relação chegue a seu lugar, para que as coisas se ajustem e se encaixem. Tem que dar certo desde o início e pra sempre.


Portanto, o que os indivíduos Lua-Saturno precisam aprender é a dar lugar a dúvida, ao medo, à queda, porque ao abrir espaço para o fracasso, também se abre espaço para o sucesso, e se começa a viver uma vida como a de todo e qualquer outro ser humano, com bons e maus momentos, mas uma vida inteira, plena, não uma vida pela metade.

13 comentários:

Garota Psykóze disse...

Parabéns pelo texto excelente! Sou acadêmica de Psicologia e penso que quando os psicólogos se abrirem mais para a Astrologia, de forma menos preconceituosa, teremos um ganho imenso. Muita coisa que as diversas abordagens da Psicologia estão estudando agora já se encontra na Astrologia há anos.
Eu tenho Lua e Saturno em um stellium em Escorpião, na casa 6 para a 7. Acho que você tratou o assunto de forma muito pertinente e bonita...
Não conhecia seu trabalho, parabéns novamente!
Abraços

Marcia Quitete Fervienza disse...

Adorei seu feedback! :-)

O fato de sua Lua-Saturno ser em Escorpião deve aumentar muito a importância da "certeza" do outro que falta, em especial por estar entre as casas 6 e 7. Por outro lado, justo por ser em Escorpião, aumenta a sua capacidade de superação do aspecto (Escorpião é a ave fenix que renasce das cinzas).

Também acho que se a Astrologia não for usada com fins psicológicos reduzimos inutilmente sua imensa capacidade de ajuda. E que a Psicologia poderia usar com muito sucesso muita coisa que já está dita pela Astrologia ha muitos anos.

Te desejo muita sorte e força de auto-regeneração. E espero te ver por aqui mais vezes. :-)

Abraços!
Marcia

Gabriel Felipe Jacomel disse...

excelente texto! tb tenho os dois planetas conjuntos em Scorpio, só que na Casa VIII. Saturno atua como regente do MC... as coisas mais bizarras e recônditas acabam acontecendo comigo e indo à público!!! ahahahah

sarah disse...

Muito bom texto!!
Adorei!
Identifico-me plenamente...

Mônica Brígido disse...

Tenho Saturno conjunto a Lua na casa doze em aquário. Muita coisa do que vc disse faz sentido.....gostaria de saber mais sobre essa conjunção e em aquário.

Sabrina Andrade disse...

Minha Lua está em conjunção com Saturno, casa 8, Peixes... Como esses aspectos se relacionam com Peixes e a casa em questão?

Mandy disse...

Tenho saturno conjunto a marte na cuspide da 7 em escorpiao, e lua na 1 grudada no asc em touro, oposicao partil.. me vi nesse texto.

Eduarda Barbosa disse...

Márcia,

A conjunção entre Lua e Saturno (estacionário direto) na VI em Aquário é o aspecto mais forte do meu mapa. Eu nunca havia lido um texto de astrologia que não fosse direcionado a mim e ainda assim me descrevesse com tamanha exatidão. Encontrei seu blog por acaso e não quero mais sair dele.

Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Posso garantir que está sendo útil para muitas pessoas.

tatti disse...

Tenho a lua natal em oposição a saturno (órbita 1º 13') e mais: minha lua natal está em cancer (casa 9) e meu saturno em capricórnio (casa 3), ou seja em seus domicilios.
Estou f...

Unknown disse...

Gratidão pelo texto! To aqui estarrecida com seus apontamentos... tenho esse aspecto e é simplesmente bizarra sua interpretação. Não tinha pensado que tantos comportamentos meus em termos de relacionamento tivessem a ver com a minha lua pregressa rs

Para mim, a parte mais chocante e real do seu texto foi a que resume muito bem o término do meu ultimo relacionamento: "Não dá espaço à possibilidade de que o novo seja diferente, melhor. E quando dá lugar, exige tanto que não dá lugar ao menor erro, a nenhuma falha, ao equivoco, nem dá tempo para que o outro se acomode na relação, para que a relação chegue a seu lugar, para que as coisas se ajustem e se encaixem. Tem que dar certo desde o início e pra sempre".

Obrigada pela interpretação maravilhosa! Vou tentar superar a partir da sua luz! _/\_

Unknown disse...

Muito bom. Adorei.

Unknown disse...

Só quero expressar minha profunda gratidão com sua contribuição. Creio q vc deva saber da importância cósmica disso q vc faz. Ser luminária nos caminhos do Eu, e do Nós!
Valeu, mesmo.

Eu - Sou superação disse...

Oi, minha filha tem 1 ano e Quadratura Lua - Satuno. Sinto-me muito aflita porque tenho receio de não conseguir amá-la, ou conseguir mas ela não saber "receber" este amor e acabar tendo este vazio existencial. Realmente não sei o que fazer é triste. Ainda pra piorar, ela tem Lua na casa 8 e Saturno na casa XI. Sou Áries com Lua em Câncer e ela é Virgem com Lua em Virgem. Por favor, me dá uma luz? agradeço por demais. Beijos!