NOVO ENDEREÇO WEB:

Nosso site mudou de endereço. Clique AQUI para visitar-nos! /

quinta-feira, 17 de março de 2011

Urano em Áries, Saturno em Libra e a crise da individualidade

Urano entrou em Áries na ultima sexta-feira. Como "boas vindas", tivemos o episódio do terremoto e do tsunami no Japão. Para evitar fazer algo que critico e não praticar a Astrologia como "a incrível arte de prever o passado", como um ex-professor diria, aviso de antemão que não olhei o mapa do Japão, não sei em que casa do seu mapa está o signo de Áries, e não pretendo fazê-lo. Mas me parece importante destacar que Urano é um planeta lento, que leva cerca de sete anos para atravessar um signo, e não acho que a catástrofe do Japão foi mera coincidência. Não vou entrar no mérito "cármico" da coisa, tampouco me perguntarei o que fizeram ou não fizeram os japoneses para “merecer” tal tragédia. Mas, falemos de impacto: Urano é um planeta de impacto. Áries marca presença por onde passa. Urano entrando em Áries marcou sua presença em algum ponto do globo, e todos notaram. Não havia maneira de passar despercebido. Em outras palavras, a mudança de signo deste planeta lento (como também teria sido com Netuno ou Plutão) é marcante na vida de cada um de nós, e foi visto no concreto através do episódio no Japão.
Deixemos o macro para falar do micro: Urano é um planeta da mudança, cortes abruptos, do novo, que deixa para trás o que não quer mais sem culpa. Áries é um signo que fala de individualidade, antes de qualquer outra coisa. Penso no fato de que Urano entra em Áries quando Saturno passa por Libra e me pergunto como vão se acomodar o individual e o relacional na vida de cada um de nós. Áries se opõe Libra na roda do zodíaco, vem antes, porque antes de sermos dois é necessário sermos um, e Urano é independente. Pensar sobre a independência de Urano em Áries me faz pensar também em uma tendência ao egoísmo: "Eu estou indo, se você quiser, me segue" é uma frase típica de Áries. Urano nem sequer chegaria a dizer que está indo, porque ele nem sempre quer ser acompanhado. Você vai vê-lo indo embora, e se você quiser, o segue. Senão, tudo bem também.
Desde outubro de 2010 Saturno tem pedindo uma revisão das relações, um maior compromisso com os vínculos, mais responsabilidade. Urano responde apenas por si mesmo e Áries não inclui o outro em sua percepção do mundo. Atrevo-me a dizer que Urano em Áries vs Saturno em Libra pode trazer algumas separações. Alguém vai querer se comprometer e fazer concessões quando o sentido do ego está tão aumentado e poderoso?
Urano, regente de Aquário, signo de ar, pode ser um planeta de ação fria, dura, cruel. Em Áries, adicionamos um toque de paixão e idealismo (já presente em Aquário) aos seus empreendimentos. E aqui temos que tomar cuidado, pois nem sempre uma determinação apaixonada é uma boa combinação.
Mas vamos ao lado bom de tudo isso: Áries e Urano falam do novo, o que indica uma tendência a que a área de nossas vidas representada por Áries em nosso mapa será tocada por acontecimentos inesperados. Mas também pode ser que tenhamos vontade de algo novo, fiquemos ansiosos por sua chegada, que nos entediemos se ele não chega, que fiquemos inquietos por ter certeza de que a vida pode ser mais divertida do que aquilo. E nada disso é ruim, desde que nos cuidamos com os extremos. Pensemos que Urano governa um signo fixo, Aquário, de elemento ar, o que significa que ele pode ser bastante teimoso a respeito do que decide fazer, com suas idéias, crenças, planos e projetos.
Com Urano em Áries o nosso conceito de individualidade estará inconstante e em constante transformação. A nossa forma de lutar por aquilo que queremos também será transformada, já que Áries rege Marte, planeta da guerra. Poderemos ter flashes intuitivos, porque tanto Áries como Urano falam de intuição e insight. E há uma tendência a rejeitar muito rapidamente aquilo que vai contra o que queremos. Nem Urano nem Aries costumam impor o que querem aos outros, mas também não os considera em suas decisões. É cada um na sua, e os outros que se cuidem sozinhos.
Saturno em Libra questiona a estrutura das relações: pede compromisso para as relações muito livres, exige revisão de compromisso para aquelas de muitos anos, pede seriedade nos vínculos e no trato com os outros. Urano é livre e liberta tudo que toca. Por isso, nos próximos sete anos, há uma tendência de querer se livrar de tudo que sentimos que restringe nossa liberdade. Outra vez: os vínculos e os relacionamentos podem ser percebidos como um fardo. Júpiter em Áries até junho de 2011 reforça a prevalência do sentido de si mesmo sobre o sentido do outro. Mas Júpiter comtinuará transitando através dos signos e chegará até Escorpião durante a passagem de Urano em Áries, pedindo e trazendo crescimento, expansão para diferentes áreas / questões em nossas vidas, enquanto Urano continuará em Áries bagunçando tudo o que se relaciona com o nosso sentido de identidade, de self, de individualidade, de espaço. Portanto, vivamos o presente, porém, com olho no futuro.
Muito em breve, Netuno entrará em Peixes, e há uma grande expectativa sobre o espiritual, sobre manifestações religiosas, já que a última vez que Netuno passou por Peixes surgiu o espiritismo Allan Kardec, em voga até os dias atuais. Urano em Áries pode trabalhar em conjunto com Netuno em Peixes em relação à ativação, revisões, rupturas e mudanças na espiritualidade e nas questões religiosas. Pode trazer alguma crença nova, converter ateus, promover o surgimento de novas doutrinas, a queda de outros, mas certamente nos tornará mais apaixonados por nossas escolhas, que definitivamente serão muito pessoais, independente da maioria.
Algumas manifestações do planeta serão impossíveis de evitar. Mas podemos sempre amenizá-las se encararmos o período com precaução no que respeita às questões levantadas por Aries. Na Astrologia, dizemos que a saída para Saturno é Urano, o planeta que vem depois, a libertação das estruturas rígidas de Saturno. Mas para que possamos nos libertar, devemos ser capazes, em primeiro lugar, de ter uma estrutura, porque não há verdadeira liberdade sem compromisso. Como Paulo Coelho disse uma vez (um autor que não é o meu favorito), "ser livre não é não se comprometer com nada, mas escolher com que queremos nos comprometer e ser fiel a isso". 
Assim, proponho que olhemos para Saturno em nosso mapa para lidar melhor com Urano. Demos tempo (Saturno) às mudanças. Não embarquemos na primeira, esperemos que se estabilize, que esteja instalada, que as coisas se assentem. Provavelmente estamos adiando muitas coisas a muito tempo e agora queremos que as coisas se resolvam JA. Mas...se esperamos tanto tempo, não podemos esperar mais um pouquinho? Melhor rever bem o que fazemos. Projetemos no futuro as conseqüências de nossas decisões de hoje. Não esqueçamos nunca do nosso compromisso com o outro (Saturno em Libra). Não há felicidade possível quando nossa felicidade é as custas da dor dos outros. 
Urano traz nosso olhar em nossa direção ao passar por Áries. Não percamos de vista de Saturno em Libra, os outros e os relacionamentos, os compromissos, porque Saturno sempre cobra fatura. E eu acho que podemos mudar sem necessariamente nos endividarmos muito, ou receber faturas muito altas...

2 comentários:

Catia F Miranda disse...

Adorei!!! Sou uma libriana com ascendente em Áries...Imagine só pelo que estou passando...acho que é uma oportunidade e tanto....Haveria alguma coisa a mais que eu poderia fazer com essa configuraçã do meu mapa??/
Bjs
Cátia

Catia F Miranda disse...

Adorei!!! Sou uma libriana com ascendente em Áries...Imagine só pelo que estou passando...acho que é uma oportunidade e tanto....Haveria alguma coisa a mais que eu poderia fazer com essa configuraçã do meu mapa??/
Bjs
Cátia