NOVO ENDEREÇO WEB:

Nosso site mudou de endereço. Clique AQUI para visitar-nos! /

domingo, 5 de setembro de 2010

Jupiter em Aries

Jupiter está prestes a mudar de signo. Agora ele retrogradou a Peixes e aí ficará até Janeiro de 2011, quando entrará definitivamente em Aries. Ainda que não esteja domiciliado por signo, como está em Peixes, Jupiter em Áries está em um signo cujo elemento – fogo – é seu conhecido, e com o qual funciona bem (Jupiter é regente de Sagitário). E onde tenhamos Áries em nosso mapa, teremos a passagem de Jupiter por 6 meses – Jupiter estará em Aries até junho de 2011 – e queria que pensáramos juntos a melhor maneira de aproveitá-lo.

Onde Jupiter toca nosso mapa experimentamos necessidade de crescer, de expandir. Queremos mais. O “de sempre” já não é suficiente. Vemos que há vida além do nosso meio ambiente imediato, e queremos ver o que essa vida pode oferecer a gente, o que estamos perdendo. Ficamos mais ousados, temos mais coragem de provar coisas que ainda não experimentamos. Ficamos mais corajosos: riscos já não nos assustam tanto. E também ficamos mais generosos. Como uma resposta a nossa generosidade, encontramos sempre alguem que nos vê, que nos ajuda, que nos devolve a generosidade que oferecemos aos outros. Naquela área, nos sentimos “abençoados”. Sentimos que temos “sorte”. Parece que as coisas boas chegam até a gente com mais facilidade.

Em sua passagem por Áries, Jupiter acentuará a impulsividade já natural aos arianos, e poderá ter um efeito semelhante também sobre os Librianos (que serão tocados por Jupiter por oposição e podem ficar mais que ansiosos, até um pouco temerarios). E aqui cabe um alerta: se bem Júpiter é “o protetor”, temos que nos cuidar para não ficarmos com “contas a pagar” por nossas atitudes impulsivas depois que ele for embora. Lembremo-nos que Saturno está em Libra, pedindo consciência e responsabilidade, e aí estará depois que Jupiter passar pro signo de Touro. Logo, Saturno se encarregará de nos apresentar qualquer conta de possíveis irresponsabilidades jupiterianas.

Júpiter em Áries reforça nosso desejo pelo novo (Áries fala de começo). Podemos ter vontade de começar nosso próprio negócio, podemos nos sentir aptos a nos tornarmos líderes de um departamento, setor, empresa. Podemos querer receber os louros pelos nossos méritos! Passando pela casa 10, por exemplo, Jupiter quer ser visto, quer ser reconhecido pelo seu trabalho, pelo que realizou até aqui. E geralmente tal reconhecimento vem em um transito de Jupiter.

O problema quando se trata de novos projetos é que com Jupiter nem sempre avaliamos bem se já estamos pronto pros desafios que queremos assumir. Podemos nos tornar mais ambiciosos do que nossas aptidões permitem. É aí que entra Saturno, empenhado em pôr a prova nossas capacidades e possibilidades. Com Saturno, não entra em jogo a sorte, só a capacidade. É a recompensa justa por aquilo que merecemos. Portanto, uma boa abordagem antes de se lançar a sorte seja pra pedir um cargo melhor, um aumento de salário ou para pedir demissão e começar um novo negócio é confiar na avaliação de chefes e líderes, de terceiros, pessoas mais velhas e mais experientes. Em outras palavras, aproveitar o otimismo jupiteriano, sim, mas desconfiando da nossa própria avaliação de nossas possibilidades. Neste momento, devemos pedir e confiar na avaliação de terceiros mais experientes, e não tomar como referência somente a nossa própria auto-avaliação. A confiança nesse olhar externo pode diminuir os riscos de ficarmos com “prejuízos” a serem saldados uma vez que Jupiter deixe o signo de Áries.

Outra possibilidade com Jupiter em Áries é o desejo de ampliar nossos conhecimentos superiores, aquilo que sabemos, nosso nível educacional, ou ampliar nossos conhecimentos espirituais. Também pode surgir um desejo por viagens: ano sabático, viagem de mochileiros pela Europa ou algo do estilo. Sabe aquela coisa de deixar tudo e decidir passar um período viajando? É a cara de Júpiter! Com Jupiter podemos nos tornar um viajante em busca de aventuras. A questão é pensar o que faremos ao voltar, porque a viagem em algum momento acaba e a realidade estará aqui esperando pela gente.

Em termos de relacionamento, com Jupiter passando por nossa sétima casa, podemos sentir que aquela relação que está em curso é “pouco”, não nos oferece o que queremos, o que merecemos. Queremos alguem que seja culto, viajado, inteligente, bem humorado, divertido, lindo... queremos o melhor! E se bem é verdade que tem gente que começa relacionamentos novos com Jupiter passando pela casa 7, volto a tocar na tecla de que o trânsito de Jupiter durará 6 meses, e que é preciso avaliar se essa relação também não será tão curta quanto o trânsito. Com Saturno em Libra, o compromisso tem que contar mais do que os bons momentos que passamos ao lado de alguém. A história construída até ali, o compromisso com a relação, com o outro, tem que pesar mais. Assim, uma boa forma de aproveitar um Jupiter em sétima é estimular o outro da nossa vida a buscar coisas que lhe ampliem a mente: uma faculdade, uma pós graduação, ou simplesmente planejar uma excelente viagem juntos. Viajantes perdidos pelo mundo afora. Que Júpiter em sétima sirva pra colorir a relação já existente (Saturno) e não pra promover uma troca do certo pelo incerto, que poderá trazer arrependimento depois.

Em relação a projetos e a todas as coisas que desejamos ampliar ou começar em nossas vidas, uma boa abordagem para Jupiter em Áries é começar a se preparar agora pro que desejamos alcançar quando ele entre neste signo. Assentando bases antecipadamente, trabalhando “à moda Saturno”, as chances de êxito são maiores, seja na área que for. Com Júpiter em Áries, é mais prudente esperar os resultados positivos, os aplausos, como resultado de um trabalho de “formiguinha” que vem sendo feito desde antes, do que lançar-se ao sucesso quando ele entrar em Áries. Não porque o sucesso não será alcançado, mas porque provavelmente será passageiro e fugaz.

O que mais podemos fazer com Jupiter? Absolutamente qualquer coisa, desde começar uma nova faculdade, investir numa pós-graduação, se interessar por uma doutrina espiritual, mudar de casa, de emprego ou até mudar de país. Com Júpiter em Aries podemos – e devemos – dar margem ao nosso desejo pelo novo, e atuar em conformnidade com isso, desde que tenhamos base, preparação, responsabilidade e compromisso com aquele caminho. Ou seja, sempre e quando o pano de fundo da nossa ação esteja em sintonia com Saturno! Se nos prepararmos desde já para aquilo que desejamos alcançar quando Jupiter entra em Aries, estamos indo pelo caminho do sucesso. Podemos ter todos as conquistas que permitem Jupiter, mas temos que trabalhar com Saturno. Se tivermos isso em conta, todo e qualquer projeto jupiteriano pode e vai dar certo! Não tem porque nao dar.

Nenhum comentário: